As primeiras atividades deliberativas em grupo registradas na história da humanidade são os conselhos, que datam do tempo de Moisés, ou na Gerontocracia na Grécia antiga.
Estes espaços antropológicos atuais, próximos à realidade brasileira, são os Conselhos de Políticas Públicas, oficiais e mais cotidianos onde pessoas comuns transformam-se em avatares, cada qual buscando sua área de abrangência e capacidade de execução, muitas vezes transformando-se em representantes de toda a sua coletividade.
Inspirados nas estruturas sociais pós comunas da Revolução Francesa e, talvez, ai resida o espírito destes processos, é através deles que as tessituras de tomada de decisões privadas, em salas restritas com pessoas seletas, tentam transformar-se apta à coisa pública e, portanto, comuns.
Assim comum as pessoas também comuns podem decidir pela Internet a partir dos diferentes cômodos que as acolhem: no escritório, banheiro, etc, em qualquer lugar com acesso à Internet na verdade, não somente em casas, não somente em propriedades.
Como os corpos hídricos, unos, somos comuns